×

Visa irá desenvolver criptomoedas para bancos brasileiros e internacionais na rede Ethereum.

Uma criptomoeda ou cibermoeda é um meio de troca, geralmente descentralizado, que se utiliza da tecnologia de blockchain e da criptografia para assegurar a validade das transações e a criação de novas unidades da moeda.

Visa irá desenvolver criptomoedas para bancos brasileiros e internacionais na rede Ethereum.

A nova Visa Tokenized Asset Platform (VTAP) visa oferecer uma plataforma para que bancos lancem suas versões de stablecoins a partir de 2025.

Nesta quinta-feira (3), a Visa (NYSE: V) anunciou globalmente que começará a auxiliar bancos na emissão de suas próprias criptomoedas na forma de stablecoins, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

A partir de 2025, a empresa tem a intenção de iniciar testes com projetos piloto, que visam a criação de stablecoins na rede pública do Ethereum.

A Visa Tokenized Asset Platform (VTAP) é uma nova solução voltada para apoiar instituições financeiras na emissão e gerenciamento de tokens atrelados a moedas fiduciárias em redes blockchain.

A solução VTAP está disponível na Visa Developer Platform para parceiros das instituições financeiras participantes, permitindo que eles desenvolvam e testem seus próprios tokens lastreados em moeda fiduciária em um ambiente controlado da VTAP.

🔔 Entre em nosso grupo no Telegram para manter-se informado.

A Visa oferecerá suporte a bancos ao redor do mundo, incluindo no Brasil, para que possam criar suas próprias criptomoedas na rede pública do Ethereum.

No comunicado divulgado, a Visa reafirma que conta com uma rede global de mais de 15 mil instituições financeiras conectadas e atua em meios digitais em mais de 200 países e territórios, incluindo o Brasil.

Até o momento, a Visa tem colaborado com parceiros bancários utilizando moedas fiduciárias, que estão começando a transitar para a nova economia digital. A empresa anunciou que usará sua tecnologia e capacidade de adaptação a novas realidades para permitir que os bancos emitam e transfiram tokens lastreados em moedas fiduciárias através da rede Ethereum.

“A Visa está na vanguarda dos pagamentos digitais há quase sessenta anos e, com a introdução do VTAP, continuamos a inovar na indústria”, afirmou Vanessa Colella, Chefe Global de Inovação e Parcerias Digitais da Visa. “Estamos empolgados em usar nossa experiência em tokenização para ajudar os bancos a incorporar tecnologias de blockchain em suas operações.”

BBVA já participa da sandbox da Visa e lançou seu próprio token em uma rede de testes.

O Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA), uma das principais instituições financeiras da Espanha, é um dos primeiros a testar a plataforma da Visa, emitindo seu próprio token em um ambiente controlado. Apesar de os testes ocorrerem em uma rede de experimentação do Ethereum, o banco pretende realizar testes com clientes já no próximo ano.

“Estamos satisfeitos em continuar liderando a exploração de soluções tokenizadas com a Visa por meio da plataforma VTAP”, disse Francisco Maroto, Head of Blockchain and Digital Assets do BBVA. “Esta colaboração é um marco importante na nossa exploração do potencial da tecnologia blockchain e, em última análise, nos permitirá expandir nossos serviços bancários e o mercado com novas soluções financeiras.”

Por fim, tanto a Visa quanto a Mastercard têm demonstrado grande interesse no setor de criptomoedas, e ambas já possuem soluções avançadas para instituições financeiras, tanto no Brasil quanto globalmente.

Share this content:

Sua bússola no mundo dos investimentos, o Painel Mercantil conecta apaixonados por finanças, promovendo aprendizado e debate. Aqui, democratizamos informação para decisões conscientes e empoderadas.

Publicar comentário

Você não pode copiar conteúdo desta página

error: Content is protected !!