×

Perfil Comportamental e Cultura Internacional

Piramide de lewis

Perfil Comportamental e Cultura Internacional

O Modelo Lewis explica todas as culturas do mundo

Richard Lewis, um viajante internacional que fala dez línguas e é linguista britânico, qualifica-se para representar culturas mundiais num gráfico.

Ele realizou este trabalho aceitando os perigos dos estereótipos.

“Determinar as características nacionais é entrar num campo minado de julgamentos errados e exceções surpreendentes”, escreveu Lewis. “Existe, no entanto, algo chamado padrão nacional.”

Muitas pessoas pensam que ele está certo, dado que o seu livro When Cultures Collide, agora na sua terceira edição, vendeu mais de um milhão de cópias desde que foi publicado pela primeira vez em 1996 e foi chamado pelo Wall Street Journal de “um mapa acreditado para navegar”. a economia global.”

Lewis divide os países em três categorias:

Ativos lineares: aqueles que planejam, programam, organizam, perseguem cadeias de ação, fazem as coisas uma por uma. Alemães e suíços estão neste grupo.

Multiativos: aquelas pessoas alegres, falantes, que fazem muitas coisas ao mesmo tempo, planejando suas prioridades não levando em conta um cronograma, mas sim uma emoção relativa ou a importância que cada compromisso pode trazer. Italianos, latino-americanos e árabes fazem parte deste grupo.

Reativas: aquelas culturas que priorizam a cortesia e o respeito, ouvindo com calma e serenidade seus interlocutores e reagindo com cautela às propostas da outra parte. Neste grupo estão chineses, japoneses e finlandeses.

Ele explica que esta categorização das normas nacionais não muda significativamente ao longo do tempo:

O comportamento de pessoas de diferentes culturas não é algo para ser encarado levianamente. Existem tendências, sequências e tradições claras. As reacções dos americanos, europeus e asiáticos podem ser previstas, geralmente justificadas e, na maioria dos casos, geridas. Mesmo em países onde as mudanças económicas e políticas são repentinas e de grande alcance (Rússia, China, Hungria, Polónia, Coreia, Malásia, etc.), atitudes e crenças profundamente arraigadas resistirão a uma transformação repentina de valores quando os reformadores, governos ou imprensa de conglomerados multinacionais

O objetivo de toda esta análise é compreender como interagir com pessoas de diferentes culturas, área em que a Richard Lewis Communications fornece preparação e aconselhamento.

“Ao concentrarmo-nos nas raízes culturais do comportamento nacional, tanto na sociedade como nos negócios, podemos prever e calcular com um surpreendente grau de precisão como os outros reagirão aos nossos planos para eles e podemos fazer certas suposições sobre como reagirão. “eles nos aproximarão”, escreve Lewis.

Fazer um curso no exterior é uma ótima maneira de aprender como funcionar com fluência em ambientes internacionais. Os alunos do programa Ano Escolar nos Estados Unidos sabem bem disso. Para mais informações clique aqui.

Share this content:

Alex Br Master Jurista | Administrador de Empresas | Empresário Master Coach em Alta Performance https://www.instagram.com/alexbr.master/

Publicar comentário

Você não pode copiar conteúdo desta página

error: Content is protected !!